TRADIÇÕES NATALINAS NA ITÁLIA

A Itália possui muitas tradições natalinas específicas do país, você conhece alguma delas?

Muitas pessoas consideram o Natal a melhor época do ano (e nós também), por isso resolvemos reunir aqui algumas tradições que não podem faltar em um Natal tipicamente italiano.

Durante o período natalino as cidades ficam todas iluminadas com luzinhas que brilham aos nossos olhos e aquecem nossos corações…

Para os italianos o período natalino inicia-se em 16 de dezembro e acaba em 6 de janeiro, incluindo os seguintes eventos:

16 a 24 de dezembro – que compreende um período do advento, o qual precede o Natal e marca o início de um novo ano litúrgico, com a realização de nove missas, uma a cada dia (novena), trata-se de uma preparação para o Natal;

24 de dezembro – Véspera de Natal, está tudo pronto para a ceia que acontece à meia-noite, os italianos a chamam de cenone, alguns vão à missa da meia-noite (missa do Galo). A abertura dos presentes também ocorre na virada para o dia 25;

25 de dezembro – ocorrem as missas e o almoço de Natal, após o almoço a família permanece reunida se divertindo e comendo os doces tradicionais, como o panetone, pandoro, samanta dentre outros.

26 de dezembro – Dia de Santo Stefano, os católicos recordam-se do primeiro mártir cristão;

06 de janeiro – é festejada a Epifania do Senhor, dia em que os três reis magos reconheceram a divindade de Jesus. Neste dia também são trocados alguns presentes, desmontada a árvore de Natal e, ainda, há a adoração dos Reis Magos pelos católicos.

Nas festividades natalinas italianas você encontrará muitos presépios, festas em praças e as tradicionais e encantadoras feirinhas de rua, conhecidas como Mercatini di Natale.

Os italianos montam suas árvores de Natal no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, e a desmontam no dia 06 de janeiro, quando comemoram a Epifania do Senhor, havendo o ditado “Tutte le feste porta via”.

As árvores de Natal estão presentes em quase todos os lares italianos, mas não há nada mais italiano que o presépio.

É uma antiga tradição construir o próprio presépio, e para isso o que não faltam são as lojinhas e feirinhas de artesanato, que conseguem manter viva essa tradição por várias gerações, há séculos.

O presépio é tão importante que em todas as cidades você encontrará ao menos um. Por todo o país há uma imensa variedade de presépios esculturais, assim como os. presépios vivos, com a encenação do nascimento do menino Jesus, atraindo muitas pessoas.

Ainda, os italianos acreditam que o Piemonte, uma planta que cresce em várias áreas do país, é um símbolo de boa sorte nas festas de Natal, assim sempre está presente nas decorações.

Para os italianos é muito importante que o Natal seja comemorado em família, o que deu origem a outro ditado “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi” (Natal em família e Páscoa com quem você quiser).

Gostou das tradições natalinas que são seguidas pelos italianos? Sua família segue alguma delas?

 

Buon Natale!

Buone Feste!