Trabalhe e viaje na Austrália como cidadão italiano

CDA_Trabalhe_e_viaje_na_Australia_como_cidadão_italiano

Itália está na lista do Working Holiday Visa Australiano

Se você possui cidadania italiana e gostaria de passar um tempo na Austrália trabalhando e viajando, o Working Holiday visa é uma ótima opção. A seguir contamos mais a respeito de como você pode conseguir este visto.

 O que é Working Holiday visa?

O Working Holiday visa é um visto que permite ao estrangeiro trabalhar, estudar e viajar pela Austrália.

 

Quem pode pedir o Working Holiday visa?

O governo da Austrália tem duas listas indicando os países em que seus cidadãos possam solicitar esse tipo de visto. A Itália está elencada na subcategoria 417, portanto, os brasileiros que possuam cidadania italiana estão habilitados a requerer este tipo de visto.

 

Como é o procedimento de solicitação deste visto?

O Working Holiday visa é um visto de simples e rápida solicitação, principalmente na subcategoria 471, haja vista que as regras são bem claras e não há muita alteração de ano para ano.

  1. Preencher o formulário online, anexada uma cópia digital do passaporte italiano válido;
  2. Pagamento da taxa de solicitação, que atualmente custa AUD 485,00 (dólares australianos)*.

*Este valor não será reembolsado se o pedido de visto for negado.

No site oficial, o governo australiano deixa claro que após o preenchimento e envio do seu requerimento de visto, outros documentos podem ser exigidos, por exemplo, radiografia do tórax, comprovação financeira do valor exigido para a entrada e estadia no país ou qualquer outro documento pessoal oficial.

Por isso, é muito importante que o solicitante acompanhe regularmente a sua conta junto ao Immi após ter dado entrada em seu pedido de visto, pois esta será o meio oficial de comunicação utilizado durante todo o processo.

 

Quais são os requisitos para se solicitar o Working Holiday visa?

  1. Ser cidadão de um dos países que estão previstos na lista (a Itália está prevista na subclasse 417), com passaporte válido;
  2. Ter entre 18 e 30 anos;
  3. Não estar na Austrália no momento de solicitação do visto;
  4. Comprovação financeira para sustento no período em que estiver no país, atualmente este valor corresponde a 5 mil dólares australianos;

 

Qual é o prazo do visto de Working Holiday visa?

O programa tem o prazo inicial de 01 (um) ano, mas pode ser estendido por até 03 (três) anos.

Contudo, para que se esteja habilitado a requerer a renovação do visto será necessário que se cumpra mais um requisito, além dos já listados:

 

Quais são os requisitos que devem ser preenchidos em caso de interesse de pedido de renovação do visto = Second Working Holiday visa ou Third Working Holiday visa?

Para requerer a renovação do visto para o segundo ano do programa, é necessário realizar o que o governo australiano chama de “specified work”, pelo período mínimo de 03 meses, durante seu primeiro ano de visto.

Esse trabalho deverá ser realizado em alguns dos locais em uma lista, que está disponível no site oficial – normalmente fazendas ou mineradoras, postos de trabalho em que o país possui uma certa deficiência de mão de obra.

Para o terceiro ano do programa, o período deste trabalho nesses locais específicos aumenta para ao menos 06 meses, e deverá ser realizado durante o segundo período de 12 meses de estadia no país.

ATENÇÃO: A taxa de requerimento de visto sempre deverá ser paga a cada nova solicitação e o limite de idade de 30 anos também deve ser observado quando do pedido de renovação do visto.

 

Quais são os benefícios oferecidos pelo Working Holiday visa?

O estrangeiro que ingressa na Austrália com o visto de trabalho e férias tem os seguintes benefícios:

  1. Trabalho com carga horária de 40h semanais;
  2. Estudar na Austrália pelo período máximo de 04 meses;
  3. Entrar e sair da Austrália quantas vezes desejar durante o período de validade do visto;
  4. No caso dos cidadãos italianos, ainda é possível fazer a solicitação do Medicare (sistema de saúde australiano), pelo prazo de 06 meses no primeiro ano e mais 06 meses no segundo ano.

 

O solicitante do Working Holiday visa pode atrelar dependentes ao seu visto?

O programa Working Holiday visa não permite que o aplicante atrele dependentes ao seu visto. Portanto, caso o solicitante queira ingressar na Austrália com esse tipo de visto juntamente com filhos ou cônjuge que não possui a cidadania italiana, estes deverão requerer outro tipo de visto.

No caso de cônjuges em que ambos possuam a cidadania italiana, deverão ser realizados dois processos de solicitação do visto separadamente, e cada um realizar a sua comprovação financeira para permanência no país.

 

Há algum tipo de restrição quanto à área de trabalho que o estrangeiro deve atuar?

Não, com o Working Holiday visa se está habilitado para se atuar área de trabalho que desejar, devendo apenas se atentar que nas cidades o prazo máximo do trabalho será de 06 meses para uma mesma empresa e nas áreas regionais esse período poderá ser de 12 meses.

 

É possível a aplicação de requerimento do Working Holiday visa subclasse 417 após já ter estado na Austrália com a subclasse 462?

Não, caso você já tenha estado na Austrália em razão de ter aplicado Working Holiday visa, não poderá o solicitar novamente através de uma subclasse diferente.

 

Qual é o prazo para que se tenha uma resposta a respeito do pedido de visto?

De acordo com o próprio site da imigração, 70% das solicitações são respondidas em um prazo de 24 dias, e 90% em até 42.

Portanto, caso a resposta demore mais de 42 dias para lhe ser enviada, é aconselhável que entre em contato com a imigração através dos meios oficiais oferecidos no próprio site.

Para acessar o site para o requerimento do Working Holiday visa, subclasse 417, clique aqui.

O escritório Cavalcanti de Albuquerque se coloca à sua disposição para esclarecer eventuais dúvidas.