Emissão eletrônica de certidões civis

Emissão eletrônica de certidões civis

É possível emitir certidões pela internet?

Certidões Civis agora podem ser solicitadas através portal de serviços eletrônicos dos Cartórios de Registro Civil do Brasil

O processo de busca de certidões se tornou mais fácil e rápido, devido ao novo Portal de Serviços Eletrônicos dos Cartórios de Registro Civil: www.registrocivil.org.br.

O portal reúne Cartórios de Registro Civil em todo o Brasil, totalizando mais de 7 mil cartórios, permitindo a localização de registros de atos civis como nascimento, casamento e óbito, por exemplo, bem como a solicitação das respectivas certidões.

Como solicitar?

O solicitante pode optar pela entrega através de via digital ou física. Caso opte pelo formato digital, poderá receber a certidão diretamente através do portal de serviço eletrônico. Se for feita solicitação de certidões por via impressa, estas poderão ser entregues ao solicitante no endereço que melhor lhe convier ou retirá-las no Cartório mais próximo ou conveniente.

Este novo serviço de localização e emissão de certidões através de um portal de serviços eletrônicos dos Cartórios de Registro Civil permite que os interessados em pleitear a cidadania italiana solicitem as segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, suas ou de seus ascendentes, em cartórios de outras cidades do país sem terem que se deslocar para o município onde tais atos foram registrados. Ou seja, com esta nova facilidade, a busca dos documentos dos ancestrais, para a solicitação da cidadania italiana, se torna mais rápida, eficaz e econômica.

Cabe lembrar que o tipo de certidão a ser utilizada para os processos de cidadania italiana é a certidão em inteiro teor digitada e impressa.

Para mais informações, confira nosso artigo sobre os diferentes tipos de certidões no Brasil.

O escritório Cavalcanti de Albuquerque se coloca à sua disposição para esclarecer eventuais dúvidas.