Como emitir a CNN – Certidão Negativa de Naturalização

O que é a CNN?

A Certidão Negativa de Naturalização (CNN) tem como objetivo comprovar que o ancestral italiano que imigrou para o Brasil não se naturalizou brasileiro e, portanto, pode transmitir a cidadania aos seus descendentes.

Quanto custa a CNN?

A emissão da certidão é gratuita através do site do Ministério.

Como emiti-la?

Ela deve ser emitida pela internet, no site do Ministério da Justiça, clicando no item “Emitir CNN” e deve conter todas as variações de nomes do ancestral nascido na Itália e aconselhamos que contenha também as variações do nome dos pais do ancestral (ou seja, todas as formas que os nomes foram escritos nas certidões, mesmo aquelas que foram retificadas).

Uma vez emitida a CNN, é necessário emitir também a autenticação do documento. Tal autenticação é feita na mesma página do site do Ministério da Justiça, clicando no item “Autenticar CNN”.

Materialização da CNN?

Como a Certidão Negativa de Naturalização é um documento emitido diretamente pela internet, ela deve ser autenticada através do procedimento da “materialização”.

Será necessário levar o documento no Cartório e o escrevente irá entrar no site do Ministério para verificar a autenticidade do documento e irá inserir uma etiqueta no documento indicando os dados do site, data e a hora da autenticação. No documento também será colocado um selo de autenticidade e ele passará a ter o mesmo valor que um documento original.

Tanto a CNN, quanto a respectiva autenticação, deverão ser traduzidas por tradutor juramentado e apostiladas para serem anexadas ao processo.

Aconselhamos a imprimir tais documentos frente e verso.

O Cavalcanti de Albuquerque realiza o serviço de emissão e autenticação da CNN e se coloca à sua disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Gostou desse artigo

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no LinkdIn