INSCRIÇÃO NA LISTA DE ESPERA DO CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM CURITIBA

Lista de espera do Consulado da Itália em Curitiba

Todos os interessados em obter a cidadania italiana que tem direito ao reconhecimento por via administrativa, residentes no Paraná e Santa Catarina, podem se inscrever na lista de espera do Consulado da Itália em Curitiba.

Para obter a inscrição, todos os maiores de idade deverão enviar o formulário presente neste link.

Tal formulário deverá ser preenchido por completo pelo computador, assinado pelo interessado que deverá reconhecer firma em cartório do Paraná ou Santa Catarina e enviado para o Consulado por correio com carta registrada com aviso de recebimento.

IMPORTANTE: O aviso de Recebimento – AR (Convencional) é um serviço adicional oferecido pelos Correios. Através deste serviço, o interessado deverá preencher o formulário e enviar junto com a correspondência. Tal formulário deve ser assinado pelo destinatário e comprova a entrega da correspondência.

Atualmente o Consulado Geral da Itália em Curitiba está demorando em média 10 anos para concluir os processos administrativos de reconhecimento da cidadania italiana.

Após a inscrição na fila é necessário acompanhar a publicação do próprio nome da lista de espera, que é atualizada mensalmente no site do Consulado.

Os avisos de convocação da lista de espera são publicados no site do Consulado, em tais avisos, constam os números da lista de espera que foram convocados e que deverão apresentar a documentação dentro de 6 meses a partir daquela data.

Aconselhamos todos os nossos clientes que têm direito à cidadania por via administrativa a entrarem na fila do Consulado para garantir o direito à cidadania e após entrarem na fila podemos entrar com um processo judicial por desrespeito do prazo estabelecido em lei para conclusão do processo (24 meses) para o reconhecimento sem que o requerente tenha que vir para a Itália.

Nós oferecemos os serviços de preparação da documentação, assistência para inscrição na fila do Consulado, retificações, notificação do Consulado e ação judicial para obter a cidadania para quem já está na fila.

Permanecemos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.