CIDADANIA ITALIANA – COMO REDUZIR O TEMPO DE ESPERA

Dolomiti - Punta Santner

A lei italiana estabelece o prazo de 730 dias, a partir da data de aceitação do pedido, para o reconhecimento (descendentes) da cidadania italiana iure sanguinis.

O nosso escritórios se propõe a acompanhar todo o procedimento, para garantir que a documentação seja enviada de forma completa e correta, pois a falta de algum dos documentos necessários ou erros no preenchimento de formulários, atrasam o julgamento e podem até mesmo acarretar no indeferimento do pedido.

É comum que as práticas de cidadania italiana demorem mais que o tempo previsto na lei, especialmente nos casos de cidadania por casamento (prazo de 48 meses da data do pedido), por tempo de residência (prazo de 48 meses da data do pedido) e para descendentes de pessoas nascidas em Regiões que pertenciam ao Império Austro-Húngaro (atuais províncias de Trento, Bolzano e Gorizia e territórios cedidos à ex Iugoslávia), trentinos (prazo de 24 meses da data do pedido).

Nesses casos, a nossa ação é importante porque conseguimos agilizar o processo, através de procedimentos legais, tornando obrigatória a conclusão do processo no menor tempo possível. Após essas medidas, o processo é concluído em média de três a seis meses.

O Cavalcanti de Albuquerque oferece assistência legal para preparar a documentação, envia o requerimento para solicitar a cidadania italiana, notifica o órgão competente, quando necessário e acompanha o procedimento até a conclusão.